Más condições de ônibus do Rio.

RJTV denunciou as más condições dos ônibus no Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Transportes foi fiscalizar as empresas da viação Santa Maria. A secretaria vistoriou 42 ônibus e só um teve condição de seguir viagem.

Os problemas são muitos e outros telespectadores mandaram novos flagrantes do descaso com o passageiro. Um dos vídeos foi feito pelo usuário Lúcio Marcos em um ônibus da linha 854, que faz o trajeto Campo Grande – Estação Guaratiba. Passageiros aparecem em pé porque faltam bancos. Também há problemas também na iluminação e no ar condicionado.

A  situação dos ônibus do consórcio Santa Cruz, também não é das melhores. A equipe do RJTV encontrou veículos com pneu careca. O motorista, que preferiu não se identificar, disse que as setas e o farol não estavam funcionando.

“Banco quebrado, a cigarra não funciona, tem que ficar gritando com o motorista pra ele poder parar”, reclamou um dos passageiros.

Outro vídeo, gravado por Carlos Alberto, mostra as condições na linha 898 - Sepetiba x Campo Grande, da viação Pégaso,

No ônibus da linha 781 - Cascadura x Marechal Hermes, do consórcio Transcarioca, Leandro Pacheco encontrou os bancos jogados no chão. A empresa que está recebendo novos carros como mostramos aqui Na quarta-feira (8), o RJTV mostrou setas quebradas, velocímetros sem funcionar, goteiras e painel solto, em ônibus da viação Santa Maria.

Nesta quinta (9), a SMTR fez uma operação em três terminais da empresa, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Nas linhas 831A, 832A e 808A, 85 multas foram aplicadas, 40 veículos foram lacrados e um encaminhado para o depósito público sem a menor condição de circular.

“As pessoas não vão ficar sem ônibus porque o consórcio vai suprir esses veículos que foram retirados de circulação”, informou o Secretário Municipal de Transportes.

São quase nove mil ônibus circulando pela cidade do Rio, segundo dados da Rio Ônibus, mas apenas 40 agentes da SMTR fazem a vistoria desses veículos. A prefeitura reconhece que esse número é insuficiente.

Uma pesquisa feita pela prefeitura mostra o panorama do transporte público na Zona Oeste do Rio. Entre as dez linhas com o maior número de reclamações, seis pertencem ao consórcio Santa Cruz. No quesito nível de serviço, mesma situação. Sseis entre as dez piores linhas são da empresa e sete entre as dez linhas mais críticas no ranking de conservação dos veículos fazem parte do consórcio.

A viação Santa Maria declarou que vai fazer uma revisão na frota e providenciar o conserto de todos os itens apontados pela secretaria, para que os ônibus voltem a circular. Já o Rio Ônibus informou que as outras empresas mostradas na reportagem vão identificar os veículos pelas imagens dos vídeos para também fazer os reparos. Nas últimas semanas mostramos aqui a sujeira dos ônibus da empresa.


Related Posts
Previous
« Prev Post