Pégaso tem 90% dos ônibus sem condições de rodar!

O que não é novidade pra ninguem que é usuário da Expresso Pégaso, a líder do consórcio Santa Cruz, é a sua frota sucateada.
Quando embarca no ônibus da linha 398, da Expresso Pégaso, em Campo Grande, para ir ao trabalho, em Bonsucesso, o mecânico Gedeon Pessanha Mesquita, de 49 anos, nunca tem certeza de que o coletivo o deixará no seu destino. Nos últimos 20 dias, a má conservação dos veículos o deixou no caminho duas vezes. O ônibus quebrou, e ele precisou esperar outro para seguir viagem.

A preocupação do passageiro ganha força nos números. Desde 2013, a empresa, responsável por 30 linhas da Zona Oeste, teve 203 ônibus lacrados pela Operação Roleta Russa, do Procon, que analisa as condições dos carros. As últimas duas ações levaram à interdição de 90% da frota. Na quinta-feira, os fiscais lacraram um ônibus com mais de 150 multas de trânsito, algumas em aberto desde 2010, conforme dados da Secretaria municipal de Transportes. O veículo circulava com documento vencido em 2012.
Os problemas são recorrentes, como mostram os dez processos que tramitam no Tribunal de Justiça desde 2012. Todos têm a Pégaso como ré e resultam de ação civil pública do Ministério Público. Motivo: mau serviço prestado. Em maio, o Procon lacrou 57 dos 59 ônibus da Pégaso vistoriados.

A prefeitura já multou o Consórcio Santa Cruz, ao qual a Pégaso pertence, inúmeras vezes (confira no gráfico ao lado). Uma delas, por descumprir o contrato com o município, soma R$ 10 milhões. Questionada por que não cassa a concessão da empresa, a prefeitura não respondeu.

— Já peguei ônibus sem vidro na janela e com bancos soltos — relatou Caroline Cunha, de 25 anos, usuária do 366.

Na quinta-feira, o Procon interditou 45 dos 50 ônibus vistoriados na garagem da Pégaso. Alguns já haviam sido pegos em operações anteriores. Segundo o diretor de fiscalização do órgão, Fábio Domingos, se toda a frota — de 400 ônibus — fosse vistoriada, “possivelmente a empresa é que seria interditada”.


Related Posts
Previous
« Prev Post