Segundo a prefeitura, o objetivo da medida é evitar a sobreposição de itinerários e reduzir o número de coletivos ociosos nas vias e, com isso, melhorar o trânsito, inclusive nos corredores de BRS, onde o tempo de viagem pode ter um ganho de até 30%. Pelos cálculos da Secretaria municipal de Transporte, somente no corredor da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, por onde passam atualmente, em média, 300 ônibus, por hora, a previsão é que o volume de coletivos que circulam pelo local caia para 120, por hora.
O plano de racionalização da frota prevê a aglutinação de 70% das linhas que circulam pelas ruas da Zona Sul. Com o encurtamento dos trajetos de algumas linhas, os passageiros terão de fazer baldeações para chegar ao destino final, a exemplo do que ocorre com o BRT e suas linhas alimentadoras. Quem sai da Barra da Tijuca em direção ao Centro, por exemplo, vai ter de trocar de ônibus na Zona Sul, fazendo integração com uma linha que levará ao destino final.
Na primeira fase das mudanças, no dia 3 de outubro, serão eliminadas 22 linhas e começam a circular três outras novas. No dia 24 de novembro começa a circular mais uma linha nova, ligando a Praça General Osório à Central. Outras 11 linhas serão encurtadas a partir de 7 de novembro. No dia 5 de dezembro serão cortadas mais seis linhas e implantada a linha nova, ligando a Gávea à Central. O encurtamento de outras 10 linhas será feito no dia 12 de dezembro. Segundo a prefeitura, os ônibus que sairão do sistema serão, prioritariamente, os mais antigos e os que não possuem ar-condicionado
O QUE MUDA?