Prefeitura diz que acordo para melhorar ônibus não será cumprido!

A Prefeitura do Rio disse à Justiça que não tem como cumprir alguns itens do acordo firmado para melhorar o serviço nos ônibus, como mostrou o RJTV nesta quarta-feira (11). O documento, assinado no ano passado, previa, entre outras medidas, a criação de um sistema para informar aos passageiros a hora de chegada dos ônibus aos pontos.

As dificuldades diárias dos usuários levaram o Ministério Público a propor melhorias no sistema, principalmente devido ao grande número de obras na cidade. O objetivo era melhorar a mobilidade e incentivar a troca do carro pelo transporte público.

No aditivo assinado pelo prefeito, o município se comprometeu a criar um cronograma com metas progressivas para que todos os ônibus tenham ar condicionado até 31 de dezembro de 2016 e a desenvolver e oferecer na internet no prazo de 60 dias da assinatura do documento, um sistema de informação aos usuários que desse, em tempo real, as informações sobre a localização e a taxa de ocupação dos veículos.

No começo de março, a prefeitura decidiu voltar atrás e informou que não teria como cumprir alguns itens do acordo.

Em resposta a um questionamento do MP a procuradoria do município escreveu que foi estabelecida  a quantidade mínima de ônibus que deve contar com o sistema de ar condicionado até o final de 2015. Mas não há um cronograma detalhado para 2016.

Sobre a implantação do sistema de localização e taxa de ocupação dos ônibus, a procuradoria informou que não existe tecnologia disponível, seja a que custo for e alegou que  tal sistema não existe nem mesmo em outros países.

Um levantamento feito pelo RJTV mostra que em cidades como Londres e São Paulo não há informação sobre a taxa de ocupação, mas os passageiros têm como saber exatamente quanto tempo falta para chegada do ônibus ao ponto.

A decisão da Justiça sobre a obrigação da prefeitura em cumprir o acordo deve sair em até uma semana.


Related Posts
Previous
« Prev Post